Problemas Comuns em Condomínios e Como Resolvê-los

Posted by admin

Evite quaisquer dos tipos de preocupaçãos abaixo com uma das melhores administradora de condominios bh, a Amas Administradora e Conservadora [1].

Inundações por chuva

Em todo condomínio um problema recorrente é a inundação do último andar do prédio, ou das áreas comuns. Para isso é bom prevenir o problema dando uma olhada na situação das calhas e rufos do telhado da cobertura e das áreas externas. Observe o telhado e as calhas e pingadeiras para ver se existe alguma umidade ou infiltrações sendo vertida pelas paredes próximas ao telhado. Essa umidade estraga a pintura e o reboco dessas áreas, e não adianta apenas pintar. E se nada for feito o prejuízo tende a crescer de maneira significativa. Então caso detecte algum sinal de alerta, contrate uma empresa especializada em calhas, rufos, fabricação de calhas, fabricação de rufos, revendedores de calhas e rufos, calhas galvanizadas, rufos condutores, calhas em aço, ou instalação de calhas e rufos.

Acidentes com gás, canos, ou raios

Se o acidente ocorreu dentro da unidade de cada condômino e sem relacionamento com falta de manutenção do condomínio, então a responsabilidade fica com o proprietário. Mas se houve falha do condomínio em dar manutenção nas tubulações de gás, ou tubulações de água, energia ou mesmo com pára-raios, e essa falha deu condições para o acidente ocorrer, então o condomínio é o responsável. Se houver problemas com tubulações nas áreas comuns ou dentro das unidades mas de responsabilidade comum (como as prumadas, por exemplo), então o condomínio é o responsável. O seguro cobre todos os danos de responsabildade do comdomínio se não houver negligência do síndico.

 

 

administradora condominios bh amas

Veja um vídeo de administração de empresas https://www.youtube.com/watch?v=KkWkRaxSB3o.

Furto de veículos dentro do condomínio

É fundamental comprovar o autor do furto para iniciar um processo. O condomínimo só pode ser responsabilizado se o autor for um funcionário do condomínio (o seguro também suporta isso).

O carro sofre danos no portão

Se a responsabilidade foi do morador (ao tentar aproveitar o portão aberto por outro morador, por ex.), este deverá pagar o conserto do seu carro e do portão. Mas se o acidente ocorreu sem culpa do condutor,  e então o condomínio é o responsável pelo conserto (seguro também é o mais adequado neste caso).

 

O carro com danos na garagem.

Se o proprietário conseguir provar que o dano ocorreu dentro da garagem (como quando ocorre danos devido à manutenção do prédio, ou a ocorrência do dano é filmada), cabe processo de ressarcimento (o seguro aqui também é a solução, quando o causador do dano não for localizado). Mas se não for possível comprovar não há nada a se fazer.

Danos por queda de árvores

Uma árvore cai por uma situação incomum (ventos muito fortes, por ex.) ou por já possuir risco de queda (apodrecimento, por ex.). Se cair fortuitamente, a responsabilidade não pode ser atribuida ao condomínio. Mas se houver falta de manutenção um processo contra o síndico é possível e devido. O seguro do condomínio neste último caso é a melhor solução.

Algum objeto cai da janela e machuca pessoas na rua (ou dentro do condomínio)

Se não for possível identificar (e comprovar) quem é o culpado, o condomínio poderá ser penalizado. O seguro cobre a maioria das situações mas exclui outras (como pedras, objetos pequenos, etc.). Então revise as cláusulas do seu seguro de responsabilidade.

Mordida de Cachorro

O dono do pet é o único responsável e deverá arcar com todos os cuidados do vizinho mordido. Mas se o condomínio falhou nas ações para prevenir, junto aos proprietários de animais, que esses acidentes aconteçam então pode ser responsabilizado solidariamente.

 

Afogamento em piscinas

Consulte a legislação municipal e estadual que existe sobre o tema e siga as orientações.

 

Acidente com prestadores de serviços

Primeiramente peça por soccoro (ambulância) e depois avise a prestadora de serviços. Se ela não tiver suporte para cuidar do funcionário, o condomínio poderá ser responsabilidade solidária. Peça ajuda do advogado trabalhista do condomínio no momento de selecionar a prestadora de serviços para garantir que ela é capaz de cumprir com as suas obrigações sociais.

Acidente com funcionários

Primeiramente chame por socorro (ambulância), depois cadastre o acidente no cadastro de acidentes de trabalho (CAT). Somente depois da perícia é que o funcionário voltará a trabalhar.  Peça ajuda do seu advogado trabalhista do condomínio.

Adultos ou Criança se machucam nas áreas internas do prédio

A responsabilidade pela segurança dos adultos é deles mesmos. Mas a dos pequeninos é dos pais. Mas se o problema foi devido à falta de manutenção no prédio ou do devido manuseio de itens do prédio, então o condomínio poder ser responsabilizado.

 

[1] Nós confiamos, e muito, na AMAS Administradora e Conservadora.

Leave a Reply




XHTML::
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>